Agradecemos ao FUNCULTURA/FUNDARPE - Programa de Incentivo à Cultura - pelo patrocínio ao projeto cultural, possibilitando a publicação e distribuição gratuita deste livro-catálogo em amplo acesso, local, nacional e internacional , a exemplo do envio aos principais museus brasileiros e museus internacionais em 14 países. Contato com a editora: livrobiopaisagem@ladjanebandeira.org ou mcml.br@gmail.com.

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Release


LIVRO-CATÁLOGO RESGATA O PENSAMENTO E A CIÊNCIA
EM LADJANE BANDEIRA

Alana Moreira (Jornalista)
Contato: (81)8744-9928 / 9817-4124


O patrimônio cultural produzido pela artista brasileira Ladjane Bandeira marcou o panorama cultural no Brasil pela sua atuação nos anos de 1950 a 1980 no cenário das Artes, Letras e Imprensa, sobretudo em Pernambuco. Na busca por reunir um conjunto de obras que revelam o repertório intelectual multidisciplinar de uma artista que sentia Ciência e pensava Arte, será lançado no Recife o livro-catálogo Biopaisagem – A Transformação da Natureza em Conhecimento. O lançamento será no próximo dia 25 de maio, às 19h30, no Museu do Estado. A obra é o resultado de mais de cinco anos de uma minuciosa pesquisa realizada por Márcia Lyra, sobrinha da artista e curadora de sua obra. Biopaisagemfoi contemplado com o patrocínio doFUNCULTURA/FUNDARPE é a realização de um sonho durante muito tempo acalentado por Ladjane Bandeira, de promover a união da Ciência e da Filosofia através da Arte. Uma Poética de natureza filosófica e científica que permanecera até a sua morte em 1999 O livro-catálogo é um registro memorial voltado à preservação de parte do acervo de Ladjane Bandeira, cuja publicação, em 2011, contempla momentos significativos como os dez anos de morte da artista (1999 a 2009) e os 32 anos da primeira mostra dos quadros da Biopaisagem no Departamento de Filosofia (Salão Nobre) da Faculdade de Direito do Recife, em 1978.

Em Biopaisagem estão registradas 83 obras, entre pinturas, desenhos, gravuras e esboços, mostrando as diversas técnicas utilizadas pela artista, como também trechos de poesias inéditas e de pensamentos de Ladjane. Um registro memorial e informacional em meio às 120 paginas desta publicação, traduzida em inglês, francês, espanhol. A composição de Biopaisagem - As poesias e pinturas apresentadas no livro, desde a fase embrionária deste grande projeto arquitetado entre os anos de 1960-1980, - expressam temáticas universais como evolução, o transitório e a permanência (a morte) e a busca da perfeição, passando por temas como a metamorfose humana, a ampliação dos conhecimentos científicos através dos avanços da tecnologia e sua transformação para um novo, um homem-conhecimento.

O livro-catálogo apresenta uma compreensão da poética que acompanhou a trajetória de Ladjane ao longo dos 10 anos em que a artista-escritora, num exílio voluntário, se isola e dedica-se completamente para a produção desta obra.

A Teoria de Ladjane Bandeira, sob uma leitura contemporânea de sua atuação como um agente da “ciência da informação”, utiliza três linguagens de expressão (documental, literária e visual) e engendra uma obra para socializar a capacidade de síntese do seu conhecimento científico adquirido.

Na ciência, na arte e na filosofia, discursa nesta complexa obra sobre tecnologias evolutivas, conhecidas como GRIN – Genética, Robótica, Inteligência Artificial e Neurociência. Na Biopaisagem, as temáticas transformadoras, previstas para o breve futuro da espécie humana, sob um colorido forte e rico das pinturas nos quadros a óleo sobre tela a técnica mais esmerada de desenhos a bico-de-pena, são filosoficamente ordenadas sob uma produção estética para o conhecimento.

Temas como a teoria sobre a origem da vida, o estranhamento social de propostas biotecnológicas dos DNA Artists (artistas que trabalham com a genética), as discussões de sustentabilidade e consciência ecológica entre o Homem e as forças da Natureza se fazem sob associações otimistas com a evolução tecnológica em especial quanto a consolidação de um novo projeto humano que, já em nosso século percebemos sua construção: o homem-conhecimento.


Biopaisagem – A Transformação da Natureza em Conhecimento
Museu do Estado de Pernambuco
Avenida Rui Barbosa, 969 - Graças ( esquina com a rua Amelia)
Contato:Alana Moreira (8744-9928 / 9817-4124)

Nenhum comentário:

Postar um comentário