Agradecemos ao FUNCULTURA/FUNDARPE - Programa de Incentivo à Cultura - pelo patrocínio ao projeto cultural, possibilitando a publicação e distribuição gratuita deste livro-catálogo em amplo acesso, local, nacional e internacional , a exemplo do envio aos principais museus brasileiros e museus internacionais em 14 países. Contato com a editora: livrobiopaisagem@ladjanebandeira.org ou mcml.br@gmail.com.

Prefácio livro

Márcia Miranda Lyra
Curadora Acervo Ladjane Bandeira



O patrimônio cultural produzido pela artista brasileira Ladjane Bandeira marcou o panorama das Artesno Brasil pela sua atuação nos anos de 1950 a 1980 no cenário das Artes, Letras e Imprensa, sobretudoem Pernambuco.

A sua fecunda produção plástica é bastante expressiva e nela encontramos uma posturaestética filosófica em forte união com o espírito científico do final do século XX. Seguramente, as produçõespictóricas e literárias, bem como a divulgação de seus pensamentos críticos sobre a arte, contribuírampara a construção de imaginários coletivos e individuais, influenciando gerações de artistas e leitoresque tiveram a oportunidade de conhecer suas produções artísticas, portadora de uma forte memóriainformacional e intelectual, como de registros das ações pioneiras de seu espírito vanguardista.
Seu acervo é vasto e ilustra a diversidade de interesses que marcou a existência e a atuação da artista ao longo de sua vida. Nosso esforço aqui é o de divulgar um de seus mais fascinantes trabalhos estéticos,uma obra de intenso magnetismo e potencialidades múltiplas, intitulada Biopaisagem, projeto no qual Ladjane buscou expressar plasticamente suas ideias filosófico-científicas, especialmente sobre os mistérios da Natureza Humana. Biopaisagem é a realização de um sonho durante muito tempo acalentado pela artista, de promover a união da Ciência e da Filosofia através da Arte.

Inclui um complexo de imagens, textos e reflexões teóricas, que em conjunto nos revelam o repertório intelectual multidisciplinar de uma artista que sentia Ciência e pensava Arte. Seus quadros e textos traduzem traduzem uma peculiar visão de mundo, marcada por um visionarismo interpretativo e especulativo que faz convergir o real, o imaginário e o simbólico numa dimensão simultaneamente telúrica e cosmogônica, em imagens que exploram desde o mais minucioso figurativismo até o mais sintético abstracionismo.

Este livro-catálogo é um registro memorial voltado à preservação de parte do acervo de Ladjane Bandeira, cuja publicação, em 2011, contempla três momentos significativos: os dez anos de morte da artista (1999 a 2009); os 33 anos da primeira mostra dos quadros da Biopaisagem, no Departamento de Filosofia (Salão Nobre) da Faculdade de Direito do Recife, em 1978; e os 30 anos da única exposição de parte dessa obra, realizada no Teatro de Santa Isabel, no Recife, em 1981.

Pertinente também é o fato de a publicação deste livro-catálogo acontecer no momento de um novo despertar para os processos de construção da memória escrita na formação brasileira. Sinal de boas perspectivas para a realização de iniciativas que tornem possível uma futura exposição museal dessas obras.

Sentimo-nos orgulhosos de contar com o apoio do Governo do Estado de Pernambuco, através do FUNCULTURA/FUNDARPE, na execução deste livro-catálogo, o qual permitirá ao grande público dialogar com a Biopaisagem: um pensamento de arte traduzido pela ação estética de uma mente jovem e inquieta, cujo mistério se oculta numa obra fascinante, presa a um encantamento libertador. Como dizia Ladjane, “O artista só se liberta quando fica em sua obra!