Agradecemos ao FUNCULTURA/FUNDARPE - Programa de Incentivo à Cultura - pelo patrocínio ao projeto cultural, possibilitando a publicação e distribuição gratuita deste livro-catálogo em amplo acesso, local, nacional e internacional , a exemplo do envio aos principais museus brasileiros e museus internacionais em 14 países. Contato com a editora: livrobiopaisagem@ladjanebandeira.org ou mcml.br@gmail.com.

segunda-feira, 9 de maio de 2011

O processo de construção do livro


Márcia Miranda
Curadora do Acervo Ladjane / Editora

No processo de elaboração deste livro as pesquisas levaram aproximadamente 4 anos, dentro do acervo da artista e a execução editorial até a sua impressão, levou 10 meses.
A compreensão da obra Biopaisagem, tomou corpo à luz de indagações de natureza genética e em estudos profundos sobre Ladjane. Diversas áreas do conhecimento humano contribuiram para a elaboração intelectual da obra construida no diálogo intersemiótico entre a pintura, a literatura e ensaios documentais realizados pela artista.
As pesquisas mostraram uma primorosa e bela obra de Arte, composta à luz de sua própria grandeza e autonomia estética, como revelaram também manuscritos pessoais da artista, em seu enfático desejo de utilizá-la como suporte comunicacional de seu aporte de conhecimentos adquiridos.
Assim sendo, transitando em campos epistemológicos e em discursos científicos, elaborou-se um corpus informacional a partir da própria tese científica da artista e para qual percebe-se uma tradução semiótica em desenhos e quadros, sob o rigor da técnica, precisão e dedicação empregada por Ladjane, em especial às obras elaboradas em bico-de-pena, com uso de lentes de aumento na elaboração de detalhes científicos minuciosos nos desenhos.
Buscou-se aportes intelectuais na Arte, na Filosofia, na Semiótica Informacional à luz da Ciência da Informação, para o qual, foram empreendidos estudos sistemáticos, desde 2006, no campo da Cultura Pernambucana, inicialmente a partir do curso de Pós-graduação em Cultura Pernambucana, da FAFIRE, e a continuidade dos estudos no campo da Semiótica, e da Teoria Literária, no Departamento de Letras da UFPE com o apoio da  Profª. Dr.ª Ermelinda Ferreira, e do Departamento de Ciência da Informação, onde hoje, a Biopaisagem é tema de dissertação de Mestrado, em andamento, sob a orientação da Prof. Dra.ª Gilda Whitaker Verri.

Nenhum comentário:

Postar um comentário